Respirando fundo

| |

Sábado à tardinha, dia chuvoso, almoço com a Mônica, passeio no shopping e tentativas frustradas de compras (e outras nem tão frustadas assim), planos de um domingo tranquilo e caseiro. Entro na rua de casa sozinha e vejo o moço vendendo na rua os jornais de domingo. Compro na mesma hora e, ao carregá-lo, não posso evitar uma longa respiração. Não é um suspiro de cansaço nem de resignação nem de desespero. Simplesmente uma tentativa de guardar pra sempre (ou até quando eu lembrar mesmo) aquilo: rua molhada, jornal antecipado, cidade linda e felicidade. E não é que por alguns segundos eu me senti absurdamente feliz?
Não sei vocês, mas eu, quando eu tô muito feliz, sempre respiro fundo. Muito fundo! É quase como se aquilo pudesse ficar sendo recriado na minha cabeça over and over again.
Já respirei muito em dias chuvosos (adoro principalmente no verão, com chão úmido e sol), deitada no colo da minha mãe depois de um dia pesado, ao lado do cara mais perfeito que tirou o casaco e deu pra mim e ficou lá conversando sobre as coisas mais banais possíveis e também sobre coisas com quem ele não falava pra mais ninguém. Ah, e passando pela orla do Rio à noite. E também quando me dei conta de que estava em outro país sozinha e me orgulhei de ter sido tão corajosa. E milhões de outros momentos que eu provavelmente não guardei tão bem assim, já que não lembro exatamente agora.
E, claro, também têm os cheiros que a gente sempre tenta guardar: pipoca no cinema, grama molhada, de todas as minhas casas, das pessoas, das escolas, dos países... Ahhhhhhh, que pena que não existe uma maneira de se guardar todos os cheiros que gostamos...
Enfim, ser feliz parece, antes de tudo, uma mistura de várias coisas muito simples. Então, por que essa dificuldade toda às vezes?
Estou lendo um livro, "Eat, Pray, Love" e a escritora diz:
"Happiness is the consequence of personal effort. You fight for it, strive for it, insist upon it (...). You have to participate relentlessly in the manifestations of your own blessings."
Então é isso: aproveitar as coisas simples!
http://www.youtube.com/watch?v=uw6-tcEgsJc

18 comentários:

Pri disse...

Ahhh, agora sim! É exatamente isso que eu penso da felicidade - é viver de forma simples. Andar, andar, andar, os famosos olhares e o lanche da padaria. Comprar o que sobra de pão de queijo e sentar no banquinho pra ter papo bom. É sentar no chão do bar pq não tem lugar à mesa, mas a companhia é tão boa que ir embora seria desperdício.
É estar feliz e ainda assim conseguir ficar mais lendo texto das amigas!
Andar cantando :D
E tenho que dizer que adooooro as poesias do Antunes! As rimas dele são as melhores e adivinha p q? Aham, pq ele sempre fala das tais, das nossas coisas simples :D

Anônimo disse...

Andar cantando é a minha marca registrada qdo estou feliz!! Parece até comercial de televisão. Com certeza, a tal felicidade q a gente procura está em todas as coisas mais simples!! Algumas já mencionadas, outras como um belo dia d sol pra ir à praia d bobeira, uma comida mto gostosa (típic idéia minha... hahaha), ouvir uma música q vc ama DO NADA e ainda a boa companhia d pessoas mto especiais, msm q não seja pra fazer absolutamente nada!
Gostei mto do vídeo... Mas a frase é espetacular. Já tá anotada e vai ser meu mantra daqui pra frente. BTW, Lu, me empresta esse livro dps?
bjsss

Lu disse...

Esse livro é o melhor, Silvinha! Te empresto qdo vc vier me ver!
E é isso mesmo: as duas disseram que nada melhor do que fazer nada com gente legal! Aliás, a vida podia não incluir trabalho, mas só conversas com todo mundo. A gente sairia, sim, pra trabalhar, mas na verdade isso seria simplesmente sentar e falar da vida! Que tal?
Bons tempos em que nós todas trabalhávamos juntas! O que estragava era o trabalho! Hahahahahahahahahahaa (e otras cositas mas!)
Pri, adorei as mensagens "subliminares" acima: me reconheci em várias delas! Yey! Olhadinha na praia!!!!! Hahahahahahahahhahahha
"Uhn, he's checking me out! I'm so damn hot!" Hahahahahahahahaha

Priscila disse...

Check me out, fellas!
hahahaha

Priscila disse...

Ah! Adorei essa idéia do trabalho-conversa! E quem sabe um dia não voltamos a trabalhar juntas - claro que pode ser no exército, mas Lucy e eu seremos civis! hahahaha
BTW, quero o livro emprestado tb!
:***

Lu disse...

Acabando o livro hj mesmo! =) Quem vier me ver primeiro, leva! ;)Pessoa carente...

Anônimo disse...

Tá, a Pri tá em mta vantagem... hahahahaha... Mais fácil comprar o livro... :(
Anyways: Lucinha resumiu td: como era bom trabalharmos juntas na Cultura... Com um detalhe: o trabalho e aquelas otras cositas q bem sabemos é q estragavam td. ;)

Anônimo disse...

Mas quem quiser entrar pro exército tá convidada!! EEEbaaaa!!

Lu disse...

Ahn, eu acho q no dia q tiverem as inscrições eu não vou poder ir pq vou ter um compromisso! Hahahahha

Silvinha, achei q vc ia ficar animada pra vir logo!

Anônimo disse...

Animada eu fico! O problema é a Gol q não me ajuda. Nem a TAM. Nem a Ocean Air, nem a Webjet. Putz, nem a Varig... Sniff, sniff!

Lu disse...

Hahahahhahaha! Saudades de vc!

Lu disse...

Ah, lembrei de um momento de respiração profunda: saída de praia, entrando no cinema chique lotado de crianças só pra ver Curious George e ouvir as músicas boas do Jack Johnson (que a gente já conhecia de cor, claro!). Dia muuuuuuuuuuito bom! =)

Pri disse...

hahahahah
deve ter sido mtt bom msm, mas pura inveja - branca, mas inveja, minha!! Sair da praia e ir pro cinema.. Aqui nessa megalópole nem cinema tem direito, quem dirá praia!! hahaha
Mas ontem eu tive um dia desses - e tá durando até agora. Ueba!!! SE eu fosse você teria respirado mttttt fundo, no meu caso, eu fiquei rindo sozinha msm na rua :P
Ah, o forró!

Anônimo disse...

Ah, o forro... Ah, o JJ... Ah, o filme do Curious George... Ah, sair da praia e ir ao cinema... Ah, o Rio d Janeiro... So Petropolis nao merece nenhuma "respirada funda"!!

Anônimo disse...

Ahh!! Saudades tb!

Pri disse...

poxa vida! me senti no pior lugar do mundo! hahahaha

Anônimo disse...

Pooooooooo... É a maior megalópole da serra!! Lugar animado... hahahahaha

Lu disse...

Que saudade! (se bem q meu sarcasmo não era muito apreciado por lá...)

.